Sistema Maxi de Ensino Edição nº 41 Novembro de 2007
Capa Índice Sugestões Edições Anteriores Grupo Maxi
Capa Londrina
Maxi Cuiabá
Comportamento
Fala Jovem
Leitura
Festival Cultural
Comunidade Japonesa
Ensino Médio
Inovação
Hora do Intervalo - Londrina
Hora do Intervalo - Cuiabá
Maxi Cultura
Maxi Cidadão
Sistema
Aconteceu no Maxi - Londrina
Aconteceu no Maxi - Cuiabá
Opinião
Índice
Capa Pequena
Maxi Cultura  
 
Maxi: Apoiando iniciativas de sucesso!
O que tem em comum o Circuito de Debates da Rádio CBN, o Festival de Música de Londrina e a peça de teatro Pequenos Crimes Conjugais, da atriz Maria Fernanda Cândido? São iniciativas de sucesso que promovem a cultura e recebem o apoio do Colégio Maxi

 
null

Festival de Música de Londrina

No dia 06 de julho, o Colégio Maxi recebeu a Banda de Músicos de Londrina. A apresentação fez parte da programação do 27º Festival de Música de Londrina 2007, realizado de 5 a 21 de julho. Todos os alunos, professores e colaboradores que assistiram à apresentação ficaram encantados com a belíssima performance, sob a regência de Gilberto de Queiroz. Já no dia 16 foram os colaboradores do Sistema Maxi e alguns convidados puderam apreciar o talento de Joel Santana, numa inesquecível apresentação de clássicos do Choro brasileiro.
O Festival de Música de Londrina, que faz parte do calendário cultural da cidade, teve como tema "O Festival de todas as Músicas", apresentando estilos heterogêneos e retratando as diversas épocas musicais. Muitas atrações emocionaram os londrinenses e contagiaram o norte paranaense. Foram 108 concertos, sendo 85 em ambientes fechados, 13 em espaços abertos e 10 realizados nas cidades de Maringá, Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cambé, Ibiporã e Centenário do Sul.

 
null

Quem acompanhou o festival teve a oportunidade de assistir a corais infantis e adultos, recitais, grupos de percussão, orquestras, óperas, quartetos e quintetos e muitas outras atrações. Além das apresentações foram realizadas conferências, simpósios de educação musical, oficinas, cursos, projetos sociais de educação inclusiva, o 2º Concurso Nacional Jovens Cameristas e o 3º Encontro de Bateria.
Na programação pedagógica, 61 professores ministraram 71 cursos, entre eles Prática de Conjunto, Regência, Instrumentos e Voz, Música Histórica, Estruturação Musical, Música Popular, entre outros.
O Festival é uma realização da Universidade Estadual de Londrina, em parceria com as secretarias municipal e estadual da cultura e a Associação de Amigos do Festival de Londrina. O evento contou também com o apoio do Município, do Colégio Maxi e de demais empresas da cidade.


 
null



Pequenos Crimes Conjugados

O Colégio Maxi foi o principal patrocinador, em Londrina, da peça Pequenos Crimes Conjugais, estrelada pela atriz Maria Fernanda Cândido e pelo ator Petrônio Gontijo. A apresentação, que aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, retratou a história de um casal em crise após 15 anos de relacionamento. O marido, o escritor Gilberto, perde a memória em um misterioso acidente, e a esposa, a pintora Lisa, passa a ser a sua única fonte da verdade sobre quem ele realmente é. Gilberto conhece o seu passado, baseado nos relatos de Lisa, que o recria por meio da versão que ela entende ser a correta. Trata-se de uma comédia dramática com idas e vindas, sobre a fidelidade e a individualidade. A peça é um texto do francês Eric Emmanuel Schimitt, com adaptação de Paulo Autran e direção de Márcio Aurélio.
Segundo o Diretor-Geral do Maxi, Ubiracy D'Andrea, foi uma alegria poder apoiar essa apresentação: "É um belíssimo texto e uma peça que traz à reflexão várias questões da individualidade na vida a dois".


 
null



Programa "Educando Nossos Filhos"

O Maxi estreou, no canal 20 da NET, o programa "Educando Nossos filhos", uma discussão sobre as fases de desenvolvimento da criança: oral, anal, fálica, latência e adolescência. Com base no livro "Educando nossos filhos – O que fazer em cada fase do desenvolvimento", do educador Virgílio Tomasetti Jr. e da psicóloga Celi Maria Lovato, o programa é uma coletânea de idéias e opiniões sobre o tema. Participam pais, professores e coordenadores do Colégio Maxi, além de profissionais convidados. O primeiro programa, de um total de seis, foi ao ar no mês de junho.


 
null



Circuito de Debates

O Colégio Maxi sabe que apoiar debates é desenvolver a consciência crítica das pessoas. Por esse motivo, o Colégio patrocinou o 2º Circuito de Debates da Rádio CBN Londrina, realizado no Centro de Eventos do Catuaí Shopping. O último encontro aconteceu no dia 4 de setembro e foi conduzido pelo escritor e cronista Carlos Heitor Cony. O ciclo de debates iniciou-se em maio, com o palestrante David, The Camelô, relatando a história de sua vida e transmitindo lições de marketing pessoal e vendas. Desde então, diversas personalidades estiveram em Londrina, entre eles o jornalista esportivo Gil Rocha e o alpinista Waldemir Niclevicz, o único brasileiro a escalar o monte Everest. O 2º Circuito de Debates termina em novembro.
Manutenção e Atualização Agência Digital ICOMP®