Sistema Maxi de Ensino Edição nº 41 Novembro de 2007
Capa Índice Sugestões Edições Anteriores Grupo Maxi
Capa Londrina
Maxi Cuiabá
Comportamento
Fala Jovem
Leitura
Festival Cultural
Comunidade Japonesa
Ensino Médio
Inovação
Hora do Intervalo - Londrina
Hora do Intervalo - Cuiabá
Maxi Cultura
Maxi Cidadão
Sistema
Aconteceu no Maxi - Londrina
Aconteceu no Maxi - Cuiabá
Opinião
Índice
Capa Pequena
Ensino Médio  
 
Profissão: a hora da decisão!
O assunto é tão sério que qualquer adulto vacilaria na hora da escolha. Decidir por uma profissão é tão desafiador quanto preocupante. O único caminho é a busca da informação.

 
null

O Colégio Maxi realizou no dia 23 de junho o Maxi Encontro de Universidades e Profissões, destinado aos alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e dos Cursos Pré-Vestibulares. Mais de 70 profissionais das áreas humanas, biológicas e exatas, incluindo estandes de instituições de ensino superior, se colocaram à disposição dos alunos para esclarecer dúvidas e dar orientações.
No Maxi Encontro, os alunos têm a oportunidade de se encontrarem com acadêmicos e profissionais formados em diversas áreas. Segundo a Coordenadora do Ensino Médio, Cássia Gimenes Barcaro, as novidades deste ano foram a mudança do formato e a inclusão de palestras: "Procuramos proporcionar o contato com os profissionais de forma mais individualizada e dinâmica, dando a oportunidade de uma boa conversa e espaço para palestras preparadas especificamente para este evento. Utilizamos todos os espaços físicos da escola, incluindo os laboratórios de mecatrônica, de biologia, de ciência e de tecnologia, assim como as salas de multimídia e de MBA. Outra novidade foi a permissão para os alunos trazerem um amigo que não estudasse na escola, mediante inscrição antecipada. Foram muitas as mudanças, tornando o Maxi Encontro ainda mais importante nessa fase de decisão", esclarece Cássia.
Na ocasião, os alunos receberam o Manual de Profissões desenvolvido pelo Colégio Maxi, contendo a descrição, o currículo básico, as aptidões necessárias e os campos de atuação das principais profissões regulamentadas no país: "O manual está sendo de grande utilidade para todos os alunos na consulta de cursos e estabelecimentos de ensino superior no Brasil. Foi outro diferencial que agradou a todos", comenta a Coordenadora do Ensino Médio.
O Maxi Encontro reuniu diversas universidades, entre elas a Universidade Filadélfia (Unifil), a Universidade Norte do Paraná (Unopar), a Universidade do Norte (Uninorte), a Metropolitana e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
As palestras foram realizadas no dia 23 de junho, com a opção de dois horários. Na área de Medicina, o tema foi desenvolvido pelo médico hebeatra, Walter Marcondes. O advogado Rodrigo José Antunes atendeu aos alunos interessados no curso de Direito. Nas palestras de Engenharia foram três profissionais, um para cada área específica: Engenharia Elétrica e de Telecomunicações, com o professor Fábio Renan Durand; Engenharia Civil, com Rodrigo Zacarias Cury; e Engenharia da Computação, com o professor Sérgio Augusto Silva.

Uma Decisão e Tanto


 
null

O que é melhor? A profissão mais rentável? Seguir a carreira do pai? Dar preferência à realização pessoal? Considerar a facilidade nas matérias? Apoiar-se nos gostos pessoais? Até onde o candidato a uma vaga na faculdade deve abandonar os sonhos de ser astronauta e tentar uma profissão mais comum diante do mercado de trabalho? Vale apostar nos sonhos? O problema é tão grave que, todos os anos, decisões erradas levam milhares de alunos a abandonar o curso universitário.

De acordo com Celi Lovato, Supervisora Pedagógica do Colégio Maxi, um dos problemas mais sérios do ensino brasileiro é a elevada evasão do nível superior, em decorrência de vários fatores: imaturidade, falta de informação, desconhecimento da própria personalidade e pressão familiar pela escolha do curso que convém aos pais. "Por essas razões, muitos jovens deixam a faculdade todos os anos. Em alguns cursos, o abandono chega a 40%. O prejuízo é do aluno, da escola, de candidatos que poderiam estar nessa vaga e até do contribuinte, quando a vaga abandonada é de uma universidade pública, pois é ele quem paga a conta".

 
null

Segundo Karisa Mattei, psicóloga do Colégio Maxi, o Maxi Encontro de Universidades e Profissões proporciona aos alunos o conhecimento sobre as diferentes profissões e a situação atual do mercado de trabalho. Os profissionais compartilham com os alunos sua história profissional e a importância da formação acadêmica e, principalmente, ressaltam a importância da atitude empreendedora, ética e determinada para uma carreira bem-sucedida. Os alunos participam ouvindo e fazendo diferentes perguntas a fim de sanar as principais dúvidas decorrentes do curso pretendido.

Veja também:

  • Estava na dúvida, mas já tenho certeza!

Manutenção e Atualização Agência Digital ICOMP®