Sistema Maxi de Ensino Edição nº 41 Novembro de 2007
Capa Índice Sugestões Edições Anteriores Grupo Maxi
Capa Londrina
Maxi Cuiabá
Comportamento
Fala Jovem
Leitura
Festival Cultural
Comunidade Japonesa
Ensino Médio
Inovação
Hora do Intervalo - Londrina
Hora do Intervalo - Cuiabá
Maxi Cultura
Maxi Cidadão
Sistema
Aconteceu no Maxi - Londrina
Aconteceu no Maxi - Cuiabá
Opinião
Índice
Capa Pequena
Aconteceu no Maxi - Londrina  
 
Maxi Londrina

 
null

Dia dos Pais

Em comemoração ao Dia dos Pais, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (1ª a 4ª série) do Colégio Maxi, na companhia dos pais, participaram de um dia especial e emocionante repleto de atividades recreativas e lúdicas. As inscrições foram feitas por meio da homepage do Colégio, e os pais puderam escolher entre 21 atividades diferentes.
A abertura do evento teve uma animada macroginástica, seguida de show musical apresentado pelo Grupo Trilhares. A união da música com o teatro trouxe boas lembranças aos pais. Destaque também para as máscaras e os figurinos utilizados no evento. A programação seguiu com atividades realizadas em diversos locais do colégio. No final, os pais foram até o pátio principal da escola para receber uma lembrança e um cartão feito pelas próprias crianças.

Projeto Entrando na Roda

O projeto "Entra na Roda" nasceu para promover as habilidades de cada aluno. O domínio da linguagem escrita representa um meio de ascensão social e, acima de tudo, um ato de cidadania. O "Entra na Roda", sob a supervisão de Selma Rosa, deseja que o estudante adquira confiança em si mesmo e nas próprias habilidades cognitivas, desenvolvendo a capacidade e o domínio de leitura. Paulo Briguet, jornalista, professor e cronista londrinense esteve no Colégio Maxi participando do projeto.
A visita do cronista aconteceu no dia do Entra na Roda da Crônica, realizado no final do primeiro semestre. Num descontraído e produtivo bate-papo com os estudantes, Briguet contou um pouco sobre suas experiências como escritor, esclareceu dúvidas e ouviu a produção do grupo. O espaço, por enquanto, destina-se aos alunos e alunas das oitavas séries.


 
null

Festa Junina

Como segue a tradição, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I participaram da animada Festa Junina. Milho verde, doces e muitas brincadeiras, como pescaria e bola na lata fizeram a alegria da criançada. Uma grande quadrilha encerrou a festa.

Habilidades Específicas

Os alunos do curso de Prévia para Habilidades Específicas da professora Vanessa Gaion organizaram os trabalhos desenvolvidos durante o mês de junho numa belíssima exposição na entrada do Ensino Médio.

Projeto Jacaré

Um trabalho sobre o texto da apostila: "A lagartixa que virou jacaré" fez os alunos da 4M1, 4M2, 4M3, 4M4, 4T1 e 4T2 explorarem a criatividade e confeccionarem belíssimos trabalhos com sucatas. O texto levou as crianças a concluírem: "Devemos nos aceitar como somos". Após esse momento, as crianças, em grupos, redigiram o final do texto, uma vez que a história da apostila não trazia o desfecho. Em seguida, os alunos criaram com sucata e outros materiais o principal personagem da história: uma lagartixa chamada Filomeno, que queria transformar-se num jacaré. Você quer saber o final e a moral da história? Leia o livro ou converse com os alunos das 4as séries.


 
null

Criando e Re... Criando

Sob a supervisão da professora Margarete Ricci, os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental realizaram uma exposição de artes no pátio da escola, tendo como base as informações que receberam durante as aulas. O tema central foi o Cubismo, movimento estético que teve Pablo Picasso como um dos fundadores. Eles criaram e produziram suas próprias peças cubistas.

Semana da Pátria

Que presente poderia ganhar a nossa Pátria? O sorriso e a energia de nossas crianças, os quais anunciam a esperança de dias melhores. No período de 3 a 6 de setembro, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamenta I cantaram o Hino Nacional e comemoraram a Semana da Pátria com a confecção de cartazes, de painéis e de bandeiras, além da elaboração de classificados, apresentações de músicas, jogral, dramatização e um lindo desfile cívico.

Exposição da Multiplicação

Após a leitura do livro "Onde estão as multiplicações", os alunos da 4T1 e 4T2 montaram "A Feira da Multiplicação", sob supervisão das professoras Lucien e Eliane, com o objetivo de demonstrar, de forma concreta, o processo da multiplicação. A feira foi visitada pelas 2ª e 3ª séries.

Teatro Atlanta

Uma viagem longa, passando por vários territórios do Brasil e levando os hábitos culturais de uma região até a outra. Esse foi o foco da peça "Aquarela do Brasil", apresentada pela Cia. Atlanta de Teatro para todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O texto mostrou a importância da preservação da cultura e da natureza.


 
null

Junior Achievement

O Colégio Maxi, em parceria com a Fiep - Federação das Indústrias do Estado do Paraná –, implantou no Colégio um programa educacional diferenciado, com aulas práticas sobre empreendedorismo. A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1919, nos Estados Unidos, por empresários preocupados em despertar nos jovens ainda em idade escolar uma visão prática do mundo dos negócios. Os módulos educativos despertam o interesse dos alunos em "aprender fazendo".
Num processo de seleção, 30 alunos do Ensino Médio desenvolveram uma sandália feminina chamada Walk-in, considerando todo o processo: a pesquisa de preços, a linha de produção, a assiduidade de consumo, acesso em relação ao público-alvo, entre outros. Para o lançamento da sandália, foi organizado um desfile no Colégio nos horários de intervalos e, posteriormente, realizadas as vendas. O desfile, que teve como modelos professores e alunos, aconteceu no dia 13 de agosto, no Jardim dos Sentidos.
No dia 18 de agosto, no Shopping Catuaí, foi realizada a Feira das Miniempresas, com a participação de seis miniempresas das escolas participantes do projeto em Londrina.
Manutenção e Atualização Agência Digital ICOMP®