Sistema Maxi de Ensino Edição nº 36 Maio de 2005
Capa Índice Sugestões Edições Anteriores Grupo Maxi
Editorial
Comportamento
Fala Jovem
Hora do Intervalo - Londrina
Vestibular
Maxi Cidadão
Profissões
Ensino Médio Londrina
Sistema
Aconteceu no Maxi - Londrina
Opinião
Índice
Capa Pequena
 
 
Maxi inaugura Centro Aquático, Fitness, Cine Maxi e Centro de Estudos
Para o Colégio Maxi, as ampliações não têm um fim em si mesmas; são apenas meios de proporcionar a satisfação e o sucesso dos seus alunos e da comunidade.

 

“Em tudo o que fazemos, temos em vista alguma outra coisa”. (Aristóteles)

Como definir o crescimento vertiginoso vivido pelo Colégio nos últimos cinco anos? Da estrutura física de 2000 até os dias de hoje, pouca coisa restou. A escola passou por tal processo de ampliação, de revitalização e de readequação dos espaços, que se tornou o mais moderno Colégio do Norte do Paraná.

O Colégio Maxi entrega para sua comunidade quatro novas obras: o Centro Aquático, o Fitness, o Cine Maxi e o Centro de Estudos para Vestibulandos. Ainda neste semestre, os pais, os alunos e os colaboradores poderão desfrutar as aulas ofertadas nesta nova edificação do complexo Maxi.
 

As obras de reestruturação vieram potencializar o que o Maxi já possuía de forte: uma equipe docente altamente qualificada e reconhecida, amparada por uma pedagogia bem-sucedida. Para o Diretor Administrativo-financeiro, Ubiracy D'Andrea, a excelência só pode ser alcançada com determinação, trabalho e objetivos bem definidos: “O que tem acontecido no Maxi pode ser explicado por uma frase de Aristóteles: 'Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência não é um feito, e sim, um hábito'. Tenho convicção de que a busca pela excelência, traduzida no sucesso de nossos alunos, é o hábito mais saudável que possuímos”, explica D'Andrea.

As mudanças suscitam expressões de admiração dentro e fora da comunidade estudantil do Maxi: “Às vezes, nós mesmos nos surpreendemos com a velocidade das transformações. Muito embora tudo o que vem ocorrendo seja fruto de um elaborado estudo e pesquisa que realizamos, buscando dentro e fora do país o que há de mais eficiente e eficaz na Educação”, comenta o Diretor.
 

Questionado sobre aonde o Colégio pretende chegar com todas estas ampliações, Ubiracy D'Andrea explica: “Não existe aonde queremos chegar. Chegada significa fim. Não queremos chegar, mas continuar sempre. Nossos projetos não param com a entrega do Centro Aquático, do Fitness, do Cine Maxi e do Centro de Estudos para Vestibulandos. O crescimento é uma busca constante”.

NOVAS OBRAS - No total são mais de 1400 m2 de obras, sendo 720 m2 de pavimento térreo, 518 m2 de pavimento superior e mais de 150 m2 de terraço. O projeto, de autoria da Suzuki Arquitetura, com a execução da Construtora A.Yoshii, faz parte da seqüência de intervenções, com novas ocupações funcionais, visando à melhoria do conjunto de edificações do complexo Maxi.

Segundo o arquiteto responsável, Eduardo Suzuki, todas as intervenções foram realizadas, considerando o padrão arquitetônico atual, a melhoria estética e a renovação espacial: “Buscamos o máximo de aproveitamento possível dos espaços existentes de forma funcional e racionalizada. As entradas e os acessos foram dispostos de maneira a proporcionar o máximo de visualização, gerando eixos lineares de observação frontal, além da valorização de espaços pouco utilizados no Colégio”, explica Suzuki.

CENTRO AQUÁTICO - Segundo o arquiteto, o Centro Aquático permite a visualização do conjunto, tendo aberturas zenitais que possibilitam grande ventilação e iluminação natural: “Todo o ambiente é muito agradável, além de seguro. O aquecimento da piscina é solar, por meio de placas dispostas na cobertura, tendo um exclusivo sistema com corredor técnico para sua manutenção”.

O Fitness Center, idealizado para ser uma área versátil e flexível, tem um pé-direito de 3,50 metros, áreas bem ventiladas e iluminadas, além de uma vista privilegiada para o pátio do Colégio e para a praça frontal: “Destacamos a entrada principal, com pé-direito duplo, grande transparência e permeabilidade através de vidros laminados e estruturas metálicas diferenciadas”, descreve Suzuki.

TERRAÇO E JARDIM - Um dos diferenciais do Fitness é o terraço e o jardim localizados no piso superior. Segundo o Diretor D'Andrea, o espaço foi idealizado para a prática de ginástica ao ar livre: “Nas sociedades modernas, a concentração urbana propicia cada vez menos contato com ambientes naturais. Por isso, o jardim é um local propício ao desenvolvimento de diversas atividades, incluindo o descanso, contribuindo para a conscientização dos alunos da importância do contato com a natureza. Sem falar no fato de ser um ambiente educativo singular”, analisa o Diretor.

Eduardo Suzuki lembra que o projeto contemplou os aspectos mais importantes na área de Educação: “No Fitness o aluno terá um jardim com floreiras, bancos e equipamentos para alongamento. Um espaço alternativo - solário - nas estações de inverno e atividades noturnas nas noites de verão. Foram utilizados materiais construtivos contemporâneos e estruturas espaciais que pudessem permitir a percepção das formas e dos sentidos”, conclui o arquiteto.
 

CENTRO DE ESTUDOS - O Centro de Estudos para Vestibulandos, uma sala especial, climatizada, com material pedagógico de apoio e uma ampla coleção de vestibulares das principais instituições de Ensino Superior do Brasil.

Os vestibulandos terão um ambiente projetado para pesquisa e estudos, com acesso à Internet e espaços individuais e coletivos: “Apesar de os vestibulandos terem acesso à Biblioteca, estudando e pesquisando, percebemos a importância de criarmos um centro de estudo específico. Além disso, haverá mais espaço e interação com alunos que vivem a mesma fase e os mesmos interesses”, conclui o Diretor D'Andrea.

SALAS MULTIDISCIPLINARES - Mais do que passar informações é preciso interagir com os alunos. Pensando nisso, o Maxi idealizou as Salas Multidisciplinares, dirigidas a grupos pequenos, com média de 16 alunos, com as mesas dispostas no formato de U. As salas são utilizadas para monitorias, English Center, aulas específicas, Redação, Cultura Geral, entre outros. É mais um ambiente inovador proporcionado pelo Maxi a seus alunos.

AS NOVAS INSTALAÇÕES

Centro Aquático:

  • Piscina infantil aquecida e coberta;
  • Piscina para adultos aquecida e coberta;
  • Vestiários masculino e feminino;
  • Área de descanso e espera para pais;
  • Setor de serviços: máquinas, filtros, etc.

    Cine Maxi:

  • Sala com capacidade para 110 alunos, com equipamentos de projeção de alta tecnologia, favorecendo os eventos e as atividades culturais e pedagógicas proporcionadas pelo Maxi.

    Fitness Center

  • Mais de 600 m2 de espaço;
  • Duas salas de ginástica;
  • Aparelhos de musculação, esteiras, bicicletas, etc.;
  • Mais de 150 m2 de jardim interno, para descanso e atividades ao ar livre.
  • Vestiários masculino e feminino.

    DEPOIMENTOS

     

    “Minhas filhas estudam há muito tempo no Maxi. A Janaína desde 1993, e a Ana Júlia entrou em 1995, se não me falha a memória. O Colégio era muito diferente do que é hoje. Está muito mais funcional, com áreas de acesso cobertas, além de um visual moderno e bonito. Outra iniciativa muito bem-vinda é este novo edifício para esportes. Poderia citar vários benefícios, mas o maior deles é que o Maxi está estimulando a prática esportiva em seus alunos, criando um hábito salutar e evitando adultos sedentários. Vejo com bons olhos a possibilidade de os pais realizarem atividades com os filhos, num espaço comum. Isso aumenta o vínculo e a convivência. Além disso, é de extrema relevância o fato de este novo edifício ter jardins e um ambiente ao ar livre para a prática esportiva. A maioria dos pais trabalha em ambientes fechados. Num ambiente arejado, aberto e com plantas o benefício é muito maior, e a atividade se torna mais prazerosa. O ambiente pode estimular o praticante. Para algumas pessoas, o esporte já não é algo agradável, numa atmosfera que não ajuda, fica pior ainda”.
    Antonio Roberto Barcaro, pai de Ana Júlia
    Barcaro, 4M2, e de Janaína Bárcaro, 1P4

     

    “Quando o Rafael começou a estudar no Maxi, há quatro anos, não havia nem o Maxi Júnior. Ele acompanhou todas as mudanças e vem adorando tudo. Na linguagem dele, a escola está muito legal. Como mãe, percebo o Rafael mais motivado, depois de todas estas ampliações, construções e reformas. Avalio o Maxi como uma escola nota 10, não apenas no espaço físico que hoje é sem dúvida o melhor, mas fundamentalmente no método de ensino, que é excelente. O Maxi é moderno e está evoluindo constantemente. É uma escola criativa, com ótimas idéias. Todas as novas instalações são um grande chamariz para a criança. Além disso, acho muito interessante o Colégio ter um centro esportivo, onde o pai ou a mãe possa estar presente no mesmo ambiente que o filho. O Maxi está muito à frente dos outros. Há alguns anos, ouvia-se dizer que outras escolas eram muito fortes na Educação, mas, hoje, o primeiro lugar é do Maxi, sem dúvida”.
    Lucienne Souza Maximiano, mãe de
    Rafael de Souza Maximiano, 3T2
  • Manutenção e Atualização Agência Digital ICOMP®